Pioneiros: Mikie e Masanosuke Shibata em foto tirada na década de 40
Grupo Shibata faz história no ramo de supermercados desde 1976.
A trajetória do Grupo Shibata se funde com os valores de garra, determinação, trabalho e união. Começou em 1927 com a chegada ao Brasil do imigrante japonês Masanosuke Shibata, pai dos três sócios e irmãos João, Antônio e Paulo Shibata. Em 21 de novembro de 1976, Masanosuke e os filhos construíram o primeiro supermercado da rede, no bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes, chamado de Shibatinha pelos clientes.O que poucos sabem é que, por trás desta história de sucesso, valeram o espírito combativo e de luta da família Shibata, que não mediu esforços para ver o sonho realizado.
Masanosuke trabalhava como agricultor em um sítio na Vila dos Remédios, em Salesópolis, antes de comprar o terreno que daria início à rede de supermercados. A família se revezava na condução do negócio, atuando em todas as áreas.
Com o crescimento do negócio, surgiu, em 1989, o segundo empreendimento do grupo, o Hipermercado Shibata, logo apelidado de Shibatão, construído no bairro Mogilar.
Segundo a diretora do Grupo Shibata, Marisa Mayumi Shibata Aguiar, neta de Masanosuke, entre os fundadores sempre foi colocado em prática o ensinamento de seus pais, que é trabalhar com dedicação, honestidade e determinação, além de incluir outros valores como respeito mútuo e união. Marisa disse que, este último componente, deu força para a família expandir com sucesso.
No final de 1999, a família decidiu, estrategicamente, vender ao Grupo Pão de Açúcar as seis unidades que já havia implantado na cidade e reiniciou o seu negócio com a abertura de novas lojas e a aquisição de supermercados já existentes, em parceria com os irmãos Kimoto. Masanosuke morreu em 1984.
Atualmente, as novas unidades estão espalhadas em Caraguatatuba (2), Itaquaquecetuba, Jacareí (2), Taubaté (2), Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes. Além dos supermercados, o grupo conta também com uma rede de quatro restaurantes e lanchonetes, churrascaria e três drogarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário